Blog

As dicas que você precisa, na palma da sua mão :)
O uso da internet cresceu durante a pandemia no Brasil. A pesquisa é do TIC Domicílios e apontou o salto para 81%.

Uso da internet chega a 81% da população no Brasil

O uso da internet cresceu durante a pandemia no Brasil. Em 2019, a taxa de brasileiros que utilizavam a internet era de 74% e, em 2021, saltou para 81%. Atualmente, 81% da população brasileira equivale a 152 milhões de pessoas, distribuídas em zona rural e urbana, de todos os estados do Brasil.

Os dados são da pesquisa TIC Domicílios, feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC). Eles apontam para uma tendência já esperada de que o acesso a internet vai se tornar universal. Quer entender mais sobre o assunto? Neste artigo você encontrará:

Ampliação da internet para o uso da população

Operadora ou provedor de internet?

Tipos de conexão

Ampliação da internet para o uso da população

Os dados da pesquisa TIC Domicílios também destacam um crescimento na distribuição do acesso a internet. Um aumento de 17% no acesso a população rural, enquanto cresceu aproximadamente 6% na área urbana. Além disso, o acesso à internet cresceu, exponencialmente, em domicílios das classes C, D e E. 

No caso de domicílios da classe C, subiu aproximadamente 11% e as classes D/E, o índice aumentou 14%. Em comparação com as classes A e B, os grupos C, D e E ainda estão em níveis bem abaixo com o acesso à internet, pois A e B chegam a 100% e 99%, respectivamente. 

Ou seja, apesar da diferença entre classes ser discrepante, houve uma diminuição considerável da desigualdade ao acesso à internet, pois, em 2020, passou a ser porcentagem de 36%.

Portanto, a população brasileira está cada vez mais antenada com o mundo virtual. No entanto, a desigualdade ainda existente está relacionada a falta de investimento das grandes operadoras nas regiões metropolitanas e rurais, problema que vem sendo solucionado pelos provedores regionais.

Este grupo soma, atualmente, mais de 11 mil provedores de internet homologados pela Anatel. Atendendo com qualidade e infraestrutura diversas regiões.

Operadora ou provedor de internet?

Como dito anteriormente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem mais de 11 mil provedores de internet homologados no Brasil. Eles estão espalhados por diversas regiões do país e nas mais diferentes áreas urbanas e rurais. 

As operadoras de internet são aquelas que vemos nos comerciais de tv e estão disponíveis nas regiões centrais das cidades. Além disso, costumam vender grandes pacotes, com diversos serviços.

Enquanto isso, os provedores de internet regionais são empresas menores que atendem pequenas regiões. Então, conseguem estar nas áreas que as operadoras não alcançam, possibilitando que locais de difícil acesso tenham conexão de rede.

Em suma, o trabalho de ambas empresas pode estar disponível dependendo do seu endereço. Para te ajudar a entender melhor sobre a diferença entre essas duas empresas, leia este artigo.

No link acima, você encontrará detalhes sobre as diferenças, os benefícios de cada um e como a tecnologia, atendimento, custo e distribuição de sinal irão afetar individualmente. 

Tipos de conexão

Além disso, outro dado importante descoberto sobre na pesquisa, é o tipo de conexão dos brasileiros. A banda larga móvel cresceu, aproximadamente, 1 ponto percentual, em 1 ano e a banda larga fixa cerca de 2 pontos percentuais, no mesmo período de tempo. 

Em domicílios que possuem os dois tipos de conexão, principalmente de classe A e B, o percentual variou 2,9% para mais.

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacou que o telefone celular (99%) é a principal ferramenta de acesso à internet dos brasileiros. Seguido de computadores, Smart tvs e tablets, respectivamente, 42%, 37% e 12%.

Enquanto isso, jovens adultos na faixa dos 20 a 29 anos, foram os que mais tiveram acesso à internet. Em tempos de pandemia, o maior uso é entre estudantes (aproximadamente 88%) do que não estudantes (aproximadamente 79%).

Em suma, houve crescimento da quantidade de brasileiros com acesso a internet com distribuição cada vez mais ampla. Resultado do trabalho de provedores regionais, fato que ajudou milhares de provedores durante a pandemia, quando tudo passou a ser feito de forma remota e online.

Por isso, não fique de fora do mundo digital, da interatividade e da conectividade.

Conheça a Quero Internet

Descubra as opções de provedores disponíveis na sua região. Em nossa plataforma você pode buscar pelo seu endereço, usando a localização ou CEP, e encontrar os provedores de internet disponíveis na sua região.

Sem enrolação, acesse o nosso site e assim, encontre o plano de internet ideal para você!

Sem Enrolações.

Ache agora os provedores que atendem seu endereço.