Blog

As dicas que você precisa, na palma da sua mão :)
Sabia que existe diferença entre provedor de internet e operadora? Existem mais de uma divergência entre eles. Entenda mais sobre isso aqui!

Provedor de internet ou operadora? Entenda a diferença!

Eu aposto que você acessa a internet há anos e ainda não entende como consegue utilizá-la. Ou ainda, que você não sabe que há diferença entre a operadora e o provedor de internet. Correto?

Bem, muito embora as pessoas associam os termos ao mesmo significado, não é exatamente assim que funciona. 

O avanço tecnológico causado pela internet chegou aos prestadores de serviço de internet, por isso hoje existem dois diferentes tipos de empresa: as operadoras e os provedores de internet. 

E você vai descobrir que cada um deles tem um papel importante. Além do mais, você pode encontrar ambos para fornecer a internet da sua casa ou empresa. 

Mas você entende qual a diferença?

Para entender quais as especificidades de cada um, bem como a diferença entre o provedor de internet e operadora, não deixe de conferir este post! 

Boa leitura!

O que é um provedor de internet?

Para entender a diferença entre um conceito e outro, é indispensável conhecer o significado de cada um deles.

Por isso, vamos começar falando do provedor de internet. Neste artigo do nosso blog, você pode conferir na íntegra o conteúdo sobre o provedor de internet. 

Mas de maneira geral, o provedor de internet é o intermediário que faz com que a internet chegue até você.

O termo “provedor de internet” surgiu quando a rede ainda era acessada através da internet discada. Desde aquela época, tanto a tecnologia da internet quanto a dos seus provedores avançou bastante.

Atualmente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conta com a aprovação de mais de 11 mil provedores de acesso à internet. Esses provedores estão espalhados por todo o país e nas mais diversas áreas urbanas e rurais. 

Apesar da evolução, o funcionamento é o mesmo e a única maneira de você conseguir acesso, é por meio de uma ponte feita pelo provedor.

Esse serviço é pago e é nisso que é investido parte do valor que você paga mensalmente para as empresas. 

Após o pagamento, a provedora garante que quando desejar, você terá conexão de dados disponível para navegar.

Operadora de internet: o que é e qual a diferença entre ela e um provedor?

As operadoras de internet normalmente são aquelas que vemos nos comerciais de tv e estão disponíveis nas regiões centrais das cidades. 

Já os provedores de internet regionais são aquelas empresas menores que atendem o seu bairro ou cidade. 

Também são eles que fazem com que locais de difícil acesso tenham conexão de rede.

Isso quer dizer que a partir desses atores, mais regiões podem ser contempladas, motivo pelo qual, cada vez mais pessoas estão online.

Para te ajudar a entender melhor sobre a diferença entre essas duas empresas, separamos os principais fatores que influenciam o seu dia a dia:

  • Tecnologia;
  • Atendimento;
  • Custo e;
  • Distribuição de sinal. 

Vamos lá?

Tecnologia

Enquanto mediador, mesmo os melhores provedores de internet ainda se colocam atrás, tecnologicamente falando, das operadoras. 

No entanto, essa diferenciação já está muito perto de ficar para trás. Atualmente, os provedores utilizam recursos avançados e com a solicitação de um Acordo de nível de Serviço, é possível atestar a qualidade deles.

Além disso, muitas indústrias têm investido na área para otimizar o fornecimento de redes mais seguras e compactas. Assim, cada vez mais a tecnologia dos provedores se aproxima das operadoras.

Atendimento

Atualmente os provedores de internet destacam-se, principalmente em locais mais difíceis de se acessar. 

Afinal, com a grande diversidade e consequente concorrência de provedores, muitos espaços que as operadoras não alcançam são supridos por provedores.

Nesses casos, essas empresas levam o nome de provedores de internet local e eles são mais específicos, focando no atendimento de determinada região. 

Essa região comumente não tem acesso a grandes operadoras. Nesse sentido, estes provedores têm um papel muito importante.

Por exemplo, ao considerar o dado de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o acesso à internet na área rural, podemos responsabilizar os provedores locais pelo aumento. 

Segundo a pesquisa, mais de 55% da população rural tem acesso à internet residencial. E esse dado só vem aumentando. Nesta informação, foram cerca de 6,4 pontos percentuais de aumento de 2018 para 2019.

Custo

Outro fator que diferencia um termo do outro, é o custo envolvido. Por exemplo, a operadora é mais limitada do que os provedores de internet. Estes últimos, por sua vez, têm uma reserva enorme de banda IP, que é o que os assegura.

Dessa maneira, a conectividade é mais estável. Além disso, ao conseguir trânsito em grande quantidade, os preços pagos são inferiores.

Isso significa que o investimento em um provedor de internet para a navegação é muito menos custoso do que em uma operadora.

Distribuição de sinal 

Como visto, os provedores de internet alcançam as regiões que as operadoras não conseguem. Assim, eles se tornam presentes nas áreas mais carentes de sinal como regiões periféricas e campo.

Isso ocorre já que os provedores fornecem tecnologia de mais de uma empresa, ou seja, através da captação de várias operadoras. Dessa maneira, fica mais fácil condicionar conexão para diferentes locais.

Conheça a Quero Internet!

Chegamos ao fim de mais um post e esperamos que não restem mais dúvidas entre as diferenças de provedores de internet e operadores!

Dito isso, você quer conhecer as opções de provedores disponíveis na sua região? 

Pois saiba que em nossa plataforma você pode buscar pelo seu endereço, usando a localização ou CEP, e encontrar os provedores de internet disponíveis na sua região. Sem enrolação, acesse o nosso site e encontre o plano de internet ideal para você!

Sem Enrolações.

Ache agora os provedores que atendem seu endereço.