Blog

As dicas que você precisa, na palma da sua mão :)
Entenda se o seu provedor de internet tem acesso aos seus dados e como as leis da internet se relacionam com isso para passar segurança!

Segurança de dados: o provedor de internet tem acesso a eles?

Em um mundo cada vez mais digital, ocorre a troca de muitas informações diariamente através da internet, redes sociais e aplicativos. Com isso, a segurança da informação e de dados na internet torna-se um fator cada vez mais relevante.

Afinal, a privacidade dos usuários deve ser sempre preservada, principalmente ao considerar alguns dos bordões comumente atribuídos à internet como “terra de ninguém” ou “terra sem lei”.

Apesar do que é comentado, há sim regras, leis e ordem no mundo da internet, mesmo que seja difícil proteger o que é postado ou compartilhado com as redes.

Uma dúvida muito frequente sobre quem utiliza muito a internet e compartilha dados é se os provedores de internet têm ou não acesso às suas informações.

Esse questionamento além de comum, é bastante pertinente, visto que todos precisam de um provedor de internet para navegar. Por conta disso, separamos esse artigo para falar sobre essa questão, além de debater a segurança de dados nas redes.

Por isso, se você é uma das pessoas que não sabe se os provedores conseguem acessar os seus dados, não deixe de conferir esse texto!

Boa leitura!

Entenda o que é Endereço IP ou IP Address! 

Para entender sobre a segurança de dados, você precisa entender o que é um endereço IP ou protocolo de internet. Esse termo diz respeito à identificação do seu dispositivo, seja ele um celular, tablet, TV ou computador.

Se você tem mais de um, cada um deles tem um IP Adress diferente, ou seja, você pode ter vários códigos identificadores nas redes.

Esses endereços são os responsáveis por sua apresentação durante a navegação. É possível ter endereços internos para navegar em redes locais, assim como endereços IP públicos.

Esses, por sua vez, são os que os provedores de internet fornecem para que você se conecte e interaja na internet.

Esses endereços permitem o acesso a localização do seu dispositivo, bem como a identificação do seu ISP (provedor de internet).

Essa informação fica disponível e é uma forma utilizada para facilitar investigações de crimes cibernéticos, por exemplo. 

Como funciona o serviço do provedor?

É importante entender a ação dos provedores de internet para saber até onde vai o acesso dos mesmos. 

De maneira geral, os provedores de internet funcionam como mediadores de conexão. São esses provedores que levam a internet até o seu dispositivo.

Durante esse processo, inevitavelmente os provedores precisam saber para onde redirecionar a conexão e quais sites carregar, sendo eles de fibra óptica ou não. 

Esse é um fator relevante visto que há muitos mitos sobre a fibra óptica e inclusive sobre o aspecto de a fibra óptica proteger mais os dados.

Como consequência do processo de transmissão de rede, eles sabem quais sites foram abertos, mas não a informação por completo. Nesse momento, o endereço eletrônico é o que é compartilhado.

O provedor se encarrega de entregar o acesso a um site, mas não necessariamente ao que você está acessando dentro dele. De todo modo, não é possível manter esses dados e nem compartilhá-los.

Entretanto, há algumas situações em que eles podem ter informações como durante um acesso ao site da empresa ou mesmo durante a utilização de um programa ou aplicativo próprio do provedor.

De todo modo, algumas leis existem justamente para precaver os consumidores e evitar qualquer problema com o compartilhamento de dados na internet, inclusive com os provedores.

LGPD e Marco Civil: como essas leis influenciam na segurança de dados e a relação com os provedores?

O Marco Civil foi a primeira lei voltada para a segurança e organização de dados dos usuários de internet. Essa lei de nº 12.965, de 23 de abril de 2014, descreve artigos que conservam a:

  • proteção da privacidade e intimidade (proibindo registros de provedores, por exemplo);
  • proteção dos dados pessoais;
  • garantia de existência de um endereço de protocolo de internet, entre outros.

Além disso, disserta sobre a liberdade nas redes, direito à informação e liberdade de expressão.

Apesar disso, em 2021 foi necessária a criação de uma lei complementar e que modifica alguns tópicos do Marco Civil. A LGPD (nº 13.709) é a Lei Geral de Proteção de Dados que descreve sobre o tratamento das informações coletadas por provedores, empresas, aplicativos, sites, etc.

Ou seja, o que esses entes podem fazer com os dados coletados e quais são eles?

Nesse sentido, a LGPD defende:

  • que o usuário precise autorizar o compartilhamento de qualquer dado pessoal (autodeterminação informativa);
  • regras claras do direito ao consumidor;
  • cidadania e privacidade dos usuários;
  • segurança jurídica durante o desenvolvimento de inovações durante o uso da rede.

Todos os artigos previstos na lei submetem os provedores de internet à jurisdição da mesma.

Importância de escolher bons provedores

Além dos aspectos que citamos com relação à segurança da informação, é válido ressaltar que toda a ação dos provedores deve estar descrita no contrato que você fechou com seus consumidores. Fato que atesta também sobre a coleta de dados durante a navegação.

Por conta disso, é imprescindível que seja feita a leitura correta no ato de contratação de um serviço. Para facilitar ainda mais para você que está preocupado com a escolha do provedor e segurança de dados, nós da Quero Internet oferecemos um serviço para que você encontre o que melhor atende às suas necessidades e expectativas!

Nossa ferramenta dispõe de uma busca avançada que consegue encontrar o provedor correto para você não importa em qual região do país você esteja.

Esse auxílio, vindo de uma empresa experiente e comprometida com a qualidade de suas indicações, é indispensável para você que quer manter seus dados em segurança!

Para empresas, também temos uma dica especial: trabalhar com links dedicados ou IPs dedicados pode aumentar a segurança das operações do seu negócio. Saiba mais sobre isso e mantenha seus dados seguros em uma conexão de IPs próprios da sua empresa.

Conheça a Quero Internet!

Quer conhecer as opções de provedores disponíveis na sua região? Como visto, em nosso site você pode encontrar os provedores de internet disponíveis na sua região. 

Para isso, basta pelo seu endereço, usando a localização do seu dispositivo ou seu CEP para saber qual o provedor está pertinho de você! 

Sem enrolação, acesse https://querointernet.net/ e encontre o plano de internet ideal para você!

Sem Enrolações.

Ache agora os provedores que atendem seu endereço.