Blog

As dicas que você precisa, na palma da sua mão :)
Neste artigo vamos desvendar pra vocês os mitos e verdades sobre a fibra óptica. Quer saber mais sobre o assunto? Então clique aqui!

9 mitos e verdades sobre fibra óptica

Novos padrões de consumo, bem como mudanças no comportamento demográfico revelam novas necessidades que afetam o dia a dia das pessoas. 

Impulsionado pela automação industrial, Internet das coisas, comunicações em nuvem, mas também por outros meios, o crescimento dos recursos de tecnologia doméstica e industrial aumentou a demanda por conexões de rede de alto desempenho. 

Com inovações, inevitavelmente surgem dúvidas. E, neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas falando sobre os 9 mitos e verdades da fibra óptica.

Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre o que é a fibra óptica? Acompanhe a leitura!

  • O que é fibra óptica?
  • 9 mitos e verdades sobre a fibra óptica.

O que é fibra óptica?

A fibra óptica é uma tecnologia que permite a transmissão de dados, voz e vídeo com excelente qualidade. 

Além de velocidades ultra rápidas, as informações recebidas e enviadas são transmitidas na velocidade da luz. 

Usando uma conexão de cabo de fibra óptica, você pode trabalhar em velocidades de até 10 gigabits por segundo (Gbps). 

Isso significa que você pode baixar um filme full HD em apenas seis segundos. Sendo assim, a velocidade é uma das principais razões pelas quais o cobre foi substituído por fibra óptica. 

Agora, vamos descobrir quais são os 9 mitos e verdades sobre a fibra óptica? Confira!

9 mitos e verdades sobre a fibra óptica

A fibra óptica é mais rápida?

Verdade! Devido ao mecanismo de transmissão de pulsos de luz, as fibras ópticas funcionam mais rápido e, ao contrário dos cabos tradicionais, não estão sujeitas a interferências eletromagnéticas e mantêm a estabilidade do sinal. Além de reduzir a atenuação do sinal, a fibra óptica também pode ser conectada a redes UTP que suportam conexões de até 100 Mbit / s.

Ela é mais cara?

Mito! A fibra era inicialmente mais cara porque ainda não era um recurso popular. Porém, com o passar do tempo e o desenvolvimento tecnológico,  ela foi se tornando cada vez mais requisitada, o que acabou reduzindo seu custo. A fibra óptica é lucrativa e econômica em comparação com outros produtos a um preço acessível, porque são mais confiáveis ​​e exigem menos manutenção, o que, a longo prazo, aumenta a economia.

Ela é mais segura?

Verdade! A fibra óptica é mais segura do que o cobre porque transmite dados através da luz e gera menos calor em seu interior. Além disso, fatores ambientais como vento ou chuva não podem afetar o sinal. O que possibilita que a conexão seja mais estável e a vida útil mais longa

A fibra óptica é difícil de instalar?

Mito! Quando ainda era uma tecnologia nova e pouco conhecida, talvez realmente fosse difícil de instalar. Contudo, com o passar do tempo, a tecnologia passou por várias atualizações, fazendo com que agora as conexões sejam mais práticas. Além disso, o peso e o diâmetro são menores, o que facilita a instalação. Por isso, muitos profissionais passaram a utilizar a fibra óptica na sua infraestrutura.

A fibra óptica é mais sustentável?

Verdade! A energia necessária para transmitir um feixe de luz através de um cabo de fibra óptica é dez vezes menor do que a energia necessária para transmitir um sinal elétrico. Graças a esse menor consumo de energia, há menos emissão de carbono. Além disso, outro fator importante, é que o material da fibra óptica é capaz de evitar incêndios ou outros desastres elétricos que sejam prejudiciais ao meio ambiente.

A fibra óptica tem maior proteção de dados?

Mito! Embora a fibra óptica seja mais segura para evitar o roubo de informações, ela não impede a invasão de hackers. A segurança é maior porque a interceptação de dados requer intervenção física e direta. Ou seja, a tecnologia de fibra óptica pode ser mais segura, mas ainda apresentam pontos fracos.

A fibra óptica não sofre interferências eletromagnéticas?

Verdade! Os cabos de fibra óptica têm revestimentos, tornando-os mais resistentes ao desgaste do que os cabos tradicionais. Em comparação com as redes tradicionais, essas ferramentas oferecem maior segurança porque os invasores não podem usar vazamentos de sinal para acessar os dados.

A fibra óptica é mais frágil?

Muito! A fibra óptica tem um vidro de material bastante resistente, que suporta temperaturas, bem como pressões muito mais altas do que os cabos tradicionais, e a resistência por centímetro quadrado ultrapassa 42 toneladas.

A fibra óptica é fácil de encontrar?

Verdade! A fibra óptica está cada vez mais acessível. A grande maioria dos provedores de internet já possuem essa tecnologia, então basta procurar na sua cidade.

Conheça a Quero Internet

Agora que você já sabe o que é fibra óptica, vamos conhecer as opções de provedores disponíveis na sua região? Em nossa plataforma você pode buscar pelo seu endereço, usando a localização ou CEP, e assim, encontrar os provedores de internet disponíveis na sua região. 

Sem enrolação, acesse o nosso site e encontre o plano de internet ideal para você! 

Sem Enrolações.

Ache agora os provedores que atendem seu endereço.