Blog

As dicas que você precisa, na palma da sua mão :)
Entenda agora por que a internet tem “quebrado” com tanta frequência! Clique aqui para saber mais sobre a quebra da internet!

Por que a internet tem “quebrado” com tanta frequência?

Você já ouviu falar em “quebra da internet”? Este termo vem sendo muito utilizado para descrever quedas e interrupções do serviço web.

Afinal, essa situação de pausa repentina da conexão se tornou frequente nos últimos tempos entre diversas empresas ao redor do mundo, inclusive nos sites de grandes corporações, a exemplo do Facebook!

Assim, a ocorrência de falhas inesperadas da internet deixa evidente o quanto dependemos do serviço, seja para comunicação pessoal ou realização de transações de empresas e negócios.

Mas você sabe por que isso está acontecendo com regularidade? Confira este artigo da Quero Internet que vamos te explicar!

  • Por que a queda de internet se tornou frequente?
  • Impactos da “quebra” da internet;
  • O que pode ser feito para melhorar.

Por que a queda de internet se tornou frequente?

A busca por serviços de internet é crescente e ganhou um destaque ainda maior com a chegada da pandemia de COVID-19, que fez a demanda aumentar significativamente nos últimos anos.

No entanto, os serviços de internet costumam ser centralizados e sofreram com falhas ou sobrecarga da rede, interferindo na queda de serviços entre vários sites de forma global!

Serviço centralizado

Um serviço de rede centralizado é aquele onde as conexões têm origem de uma única fonte central (servidores).

Quando ocorrem problemas com esse comando principal, todo o resto também apresenta instabilidade ou uma internet sem funcionar.

A internet centralizada pode ter as suas vantagens no que diz respeito a uma melhor gestão da rede, pois os dados e a segurança são direcionados para um único ponto na sede do provedor.

Entretanto, as desvantagens começam a surgir quando uma falha é identificada e é necessário realizar manutenções na rede ou até mesmo panes por erros humanos comuns em desligar os comandos centrais.

A falha implica no ajuste e correção do servidor, levando a interrupção do serviço no restante da rede dependente dele!

Esse é um evento que não aconteceria caso a rede fosse distribuída em diversos pontos, pois caso uma região específica precisasse de assistência, as outras poderiam continuar trabalhando normalmente!

Para o funcionamento de grandes sites, existem provedores centrais que oferecem conexão e garantem a estabilidade do serviço devido ao alto volume de tráfego.

Embora sejam estruturas poderosas, o serviço é centralizado, e quando há um problema, a repercussão atinge a todos os outros serviços vinculados a este servidor.

Isso é o que acontece quando sites de grandes empresas caem, a exemplo das redes do Facebook, Instagram e WhatsApp que já ficaram fora do ar durante várias horas.

Mas não pense que isso acontece apenas com grandes corporações! O serviço de internet comum também pode sofrer com o mesmo problema em virtude da centralização e da alta demanda!

Sobrecarga

Muitos provedores de internet afirmam que o número de clientes cresceu com a pandemia de COVID-19.

Afinal, mesmo as pessoas que não faziam uso do serviço antes, precisaram se adaptar e aderir a nova modalidade.

A internet é uma rede estável, mas com o aumento da utilização intensificam eventos de instabilidade e reclamações de má qualidade do serviço.

Apesar do mercado de telecomunicações estar em alta, a procura por internet também cresceu e existem poucas empresas e redes para atender a toda essa demanda, especialmente em cidades pequenas.

Com provedores que oferecem serviços centralizados, as pessoas que residem em locais mais distantes sofrem ainda mais com conexões lentas.

Os sites de comércios eletrônicos podem ficar sobrecarregados, dado que esses serviços são hospedados em provedores que também acomodam o acesso de outros usuários.

Serviço desajustado

A “quebra” da internet também está relacionada com os elementos que compõem a rede, como aparelhos inadequados ou a pouca banda.

Ademais, provedores que abrigam mais usuários do que é possível suportar também levam a falha do serviço web.

O sistema centralizado além de estar sujeito a alguns erros, está organizado de maneira mais complexa e muitas vezes defasado.

Ademais, os bairros afastados dos grandes centros ainda carecem de opções de provedores e conexões mais robustas, como é o caso da fibra óptica.

Impacto da “quebra” da internet

A “quebra” frequente da internet impacta diversos campos, principalmente nos dias atuais, onde o home office e os comércios eletrônicos ganharam popularidade.

Quedas de sites de grandes empresas geram prejuízo financeiro para o proprietário e causa danos às pessoas que oferecem serviços por meio dessas plataformas.

A contratação de produtos pela internet se tornou uma prática comum, e uma internet sem funcionar dificulta a comunicação com os clientes, a prestação de serviços e o abastecimento dos estoques da empresa, prejudicando o rendimento do negócio.

Embora seja mais difícil controlar a queda dos sites de grandes corporações, avalie provedores próximos a você e pense sempre em um plano B para evitar prejuízos, não deixando a sua empresa totalmente dependente das mídias digitais!

O que pode ser feito para melhorar?

Especialistas já indicam alguns pontos para melhorar a “quebra” da internet, mas é complicado alterar protocolos já existentes ou até mesmo refazê-los.

Apesar dos servidores centralizados, a internet pode ser reformulada em uma rede com vários pontos para que falhas centrais não interrompam toda a cadeia de funcionamento do serviço, o que já vem sendo estudado.

Mas, por enquanto, é preciso melhorar a forma como os usuários utilizam a internet para armazenamento e fornecimento de dados, visando evitar grandes interrupções mais à frente.

Portanto, os servidores precisam otimizar e expandir a sua capacidade para atender a toda demanda de tráfego na rede!

Você pode avaliar o que os provedores mais próximos da sua residência ou trabalho oferecem através da Quero Internet!

Conheça a Quero Internet

A Quero Internet é uma plataforma para a busca de provedores! Não fique sem internet, encontre o melhor provedor para o seu endereço! 

Em nossa plataforma você pode buscar pelo seu endereço, usando a localização ou CEP e encontrar os provedores de internet disponíveis na sua região! Acesse https://querointernet.net/ e encontre o plano de internet ideal para você!

Sem Enrolações.

Ache agora os provedores que atendem seu endereço.