Blog

As dicas que você precisa, na palma da sua mão :)

Telecom alcança 59 milhões de usuários na internet: entenda o seu papel nisso

Os hábitos de consumo da sociedade tiveram grande impacto devido ao distanciamento social imposto pela pandemia. Nessa realidade, um dos grandes protagonistas em um período conturbado em que o mundo viveu e vive é o setor de Telecom.

De acordo com uma análise realizada pela Comscore, intitulada “Telecom Report”, a categoria de telecomunicações alcança 59 milhões de usuários (47% na população total). Nesse estudo, são abordadas as  tendências dentro do segmento Telecomunicações e como tem se dado todo o processo de transformação digital.

Diante desse cenário, segundo um levantamento realizado pela consultoria Boston Consulting Group (BCG), quase metade (48%) dos brasileiros aumentaram a percepção da importância desses serviços. Afinal, a Internet passa a ser o centro de diversas atividades de trabalho, escolar, de medicina e de entretenimento.

Ainda de acordo com esse estudo, durante a quarentena, evidenciou-se o aumento de 41% no uso de serviços de telecomunicações.

No post de hoje, trouxemos para você um panorama completo sobre a evolução da Telecom no Brasil e o papel do usuário nesse cenário.

Continue a leitura e venha conferir!

Qual o papel das telecomunicações em um país?

Imagine passar pelo período turbulento da pandemia sem poder se comunicar, isolado em casa.

Realmente, o mundo iria parar! No modelo de sociedade atual, não podemos mais viver sem a comunicação digital.

Desde a ascensão das telecomunicações,  essa tecnologia passou a fazer parte da economia de mercado, que passou a ganhar projeção mundial, facilitando a troca de informação e viabilizando atividades produtivas.

A telecomunicação torna possível a realização de toda e qualquer atividade, independente do setor.

Nos últimos anos, podemos notar com clareza o poder que a internet tem e como é possível realizar as mais diversas ações.

De acordo com o estudo da BCG citado logo na introdução do artigo, entre março e maio de 2020, houve aumento de 73% no consumo de videoconferências pessoais ou de trabalho. Além disso, a educação online aumentou 45%. 

E não para por aí, De acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020 se comparado a 2019.

 Nada disso seria possível sem a internet!

Mudanças nessas tendências dentro do segmento Telecomunicações

O processo de evolução no segmento das telecomunicações é diretamente influenciado pelos hábitos, bem como as preferências dos usuários.

De acordo com a análise “Telecom Report”  da Comscore, 63% dos usuários prezam mais pela qualidade na escolha de um provedor de Telecom. Além disso, outros fatores que impactam essa decisão são cobertura (51%), ofertas especiais (25%), imagem da operadora (23%) e planos flexíveis (22%).

A internet tem grande protagonismo na vida dos usuários e mais da metade (55%) dos usuários utilizam os serviços de telecomunicações tanto para o uso que passa a ser tão essencial para esses usuários.

O relatório também aponta que o ticket médio individual em planos de celulares mais usual entre os consumidores brasileiros varia entre R$30 a R$59,99 no mês.

Com relação à população que utiliza a internet, 51% são mulheres, 34% têm mais de 45 anos, 27% têm entre 25 e 34 anos, 26% são adultos entre 35 e 44 anos, e 14% são jovens entre 18 e 24 anos.

Por fim, o relatório aponta que entre janeiro e setembro de 2021, o Facebook foi a plataforma com a maior audiência em telecomunicações, e o Instagram vem logo em seguida no ranking.

Com relação ao interesse dos usuários de telecom nas ferramentas sociais, 99% acessam o YouTube, 94% utilizam o Facebook, 89% Instagram, 46% TikTok, 32% Twitter e 18% LinkedIn.

A realidade atual da Telecom no Brasil em 2022 

A pandemia do covid-19 acelerou um projeto que parecia mais distante para as operadoras de Telecom.

Fez-se necessário acompanhar as tendências do consumidor que mudou os seus hábitos e preferências de serviços de telecomunicações.

Nesse cenário, evidenciou-se no país a expansão das plataformas de comunicação móveis, tendo em vista a permanência das pessoas em casa. Para isso, uma série de mudanças se fazem necessárias. Entre elas, se espera uma maior robustez dos investimentos realizados pelas operadoras, para assim, aumentar a qualidade dos serviços com a crescente demanda.

Em 2022, tudo indica que a incorporação do 5G seguirá na pauta de prioridades do país. E é claro, aumentar a cobertura da própria tecnologia 4G às áreas mais remotas do país.

Atualmente, existe uma defasagem considerável nesse setor no Brasil, como indica o Mapa da telefonia móvel no país por tecnologia, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De qualquer modo, a expectativa de expansão do setor no Brasil é otimista.

O setor de telecomunicações brasileiro está aperfeiçoando sua própria legislação e prova disso é a recente publicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Os usuários como protagonistas do crescimento no setor de Telecom

A nova Era da conectividade tem a cara que tem hoje graças aos seus usuários, quem molda como a internet evolui são as pessoas que as utilizam.

Com a ascensão do home office, crianças, bem como adolescentes estudando remotamente, uma das maiores necessidades das famílias é a internet de qualidade para conseguirem manter suas rotinas.

Dessa forma, os provedores de todos os portes tiveram que se adaptar às exigências.

Desde o primeiro semestre de 2020, o Brasil vem apresentando aumento significativo nas contratações de banda larga, tanto nos lares quanto no ambiente corporativo.

Os provedores passaram a ser os responsáveis por esse aumento, em especial aquelas que oferecem internet de fibra óptica. Não somente, o mercado de Telecom percebeu que oferecer serviços de valor agregado, bem como novidades tecnológicas torna a empresa um grande diferencial frente à concorrência.

Conheça a Quero Internet

Quer encontrar o melhor provedor para o seu endereço? 

Pois saiba que a Quero Internet pode te ajudar! Em nossa plataforma você pode buscar pelo seu endereço, usando a localização ou CEP, e assim, encontrar os provedores de internet disponíveis na sua região.

Sem enrolação, acesse https://querointernet.net/ e encontre o plano de internet ideal para você!

Sem Enrolações.

Ache agora os provedores que atendem seu endereço.