Blog

As dicas que você precisa, na palma da sua mão :)
A empresa promete ser ideal para comunidades rurais e remotas, de alta velocidade e baixa latência. Entenda sobre a Starlink!

Starlink: o que você precisa saber sobre a internet via satélite da Spacex

O Elon Musk sempre surpreende em seus empreendimentos envolvendo pesquisa e inovação, e com a sua nova criação, a Starlink, ele volta a surpreender a todos. 

A nova empreitada do bilionário consiste em aproveitar a expertise que SpaceX adquiriu na construção de foguetes e espaçonaves para a democratização da internet.

O resultado é o fornecimento de uma internet banda larga de alta velocidade e baixa latência via satélite e a empresa garante que será a mais avançada do mundo, começando com a promessa de realizar conexões de 1GB/s (gigabit por segundo) e ao longo prazo alcançar 10Gb/s conexões por segundos. Incrível não é? Vamos nos aprofundar mais neste assunto!

A nova missão do Elon Musk

Tudo iniciou-se em 23 de maio de 2019, onde a empresa de serviços aeroespaciais e também de serviços de transporte espacial e comunicações, SpaceX, lançou 60 satélites Starlink do complexo 40 (SLC-40) na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida.

Já como um sinal de sucesso do negócio, os satélites lançados começaram a ser utilizados a uma altitude de 440 Km acima da Terra, ficando mais baixo do que os satélites comuns. 

Um projeto ambicioso desse porte alavanca e inova o mundo das telecomunicações. Mas antes precisamos entender como utilizamos esses serviços hoje e por isso algumas perguntas devem ser feitas.

O que são os provedores de Internet? Como funciona a internet atual? De que forma a Starlink vai modificar esse cenário? 

Como funciona a internet atual?

Uma conexão em alta velocidade é uma dos principais atrativos para o consumidor adquirir um serviço de internet, por isso, os serviços de banda larga fixa estão sendo substituídos diante do oferecimento da tecnologia de fibra óptica, que possui mais velocidade por um menor preço.

Ainda mais que o acesso a internet atual é através de provedores que comportam a mediação, hospedagem de sites, mecanismos de busca, servidor de emails e armazenamento em nuvem. Esses provedores podem ser oferecidos pelas companhias telefônicas, por exemplo. 

Então, o provedor ao conectar-se às redes locais por meio da tecnologia TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão) que basicamente é um idioma que permite a comunicação entre os computadores. Tornando o principal protocolo de envio e recebimento de dados com base no IP, ou seja, no endereço de cada um dos pontos ou computadores da rede. Sendo assim, essa comunicação fornece e distribui a banda larga que está sendo substituída .

Desvantagens atuais

Uma das reclamações que os consumidores fazem é que as grandes provedoras de internet, no Brasil, não atendem com qualidade de conexão, por exemplo, quando ofertados nas zonas rurais.

Portanto, para suprir a existência dessa lacuna surge um mercado de pequenos provedores, que já alcança 38% do total de conexões no Brasil e 1200 municípios. Essas informações são segundo a análise da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Tipo de internet utilizada no Brasil

Internet Banda Larga Fixa:

Substituta da Internet Discada — primeiro modelo de internet no Brasil — a banda larga diverge da antiga por não interferir na transmissão da comunicação da linha telefônica. A chegada dessa internet possibilitou a navegação mais rápida e o acessos a vários sites ao mesmo tempo.

Internet Fibra Óptica: 

Enquanto isso, a internet fibra óptica faz uso dos pulsos de luz  para transmitir sinais e os cabos utilizados na fibra óptica geralmente são aterrados até mesmo no fundo dos oceanos. Assim também contribui para a proteção dos cabos que não ficam sujeitos a interrupções e nem a interferência da vida animal e eventos climáticos. Sua alta velocidade é para substituir a banda larga. Mas com o avanço da internet via satélite a sua expansão a fibra óptica pode ficar comprometida. 

O que difere entre os três tipos de internet mais uma vez é a velocidade. A Starlink possui duas vezes a velocidade da fibra óptica e por isso se torna mais atrativa. Agora que você já sabe como é a internet, adiante vamos saber como a Starlink pode mudar o cenário atual.

O que é a internet Starlink?

A Starlink é uma constelação de internet via satélite que orbitam o planeta a 550 km. Devido a esses satélites estarem em órbitas baixas a latência é maior, traduzindo, significa que o tempo de ida e volta dos dados entre o usuário e o satélite é mais baixo se comparado aos satélites em órbitas geoestacionárias que ficam a cerca de 35.000 km e que oferecem a internet fibra óptica.

Vantagens da internet via satélite em baixa órbita:

A diferença vantajosa é a grande cobertura que os satélites oferecem por serem vários, formando uma rede. O que abrange as regiões afastadas dos centros urbanos, o que já contempla o vácuo deixado pelas operadoras de banda larga fixa. 

Ao preencher a lacuna da banda larga rural é possível ampliar setores importantes. Como, o acesso e o avanço da telemedicina e ensino à distância com uma alta confiabilidade e velocidade. 

O design do satélite também é excêntrico por orbitar em uma altitude baixa em comparação a outros satélites de comunicação. Sendo assim, eles são projetados para evitar colisões, mas caso aconteça a colisão fará com que eles fiquem fora de órbita e queimem na atmosfera.  Portanto, ao queimar a empresa afirma reduzir a quantidade de “lixo espacial” em órbita.

Questionamentos ainda em aberto:

A demora para atender os consumidores que entram na lista de espera para adquirir equipamentos como as antenas dos satélites. No Brasil, a alta cotação do dólar torna o equipamento inacessível para a maioria da população. Contudo, a empresa ainda está em processo de instalação no país.

A poluição luminosa ainda é um problema que os satélites da SpaceX enfrentam. Segundo a União Astronômica Internacional, os satélites contém uma antena que ao ser iluminada pelo sol causa um brilho  em comprimento de onda óptica e de rádio, atrapalhando as observações científicas.

O que significa fornecer alta velocidade e baixa latência?

Uma alta velocidade é a largura de banda, – por isso, banda larga – traduzindo, “caminho” que as informações passam. E a latência é o tempo de troca que ocorre entre os dados, ou seja, a ida e volta, por exemplo, do satélite ao computador.

Conheça a Quero Internet

Quer encontrar o melhor provedor para o seu endereço? A Quero Internet pode te ajudar! Em nossa plataforma você pode buscar pelo seu endereço, usando a localização ou CEP, e encontrar os provedores de internet disponíveis na sua região.

Sem enrolação, acesse https://querointernet.net/ e encontre o plano de internet ideal para você!  

Sem Enrolações.

Ache agora os provedores que atendem seu endereço.