Blog

As dicas que você precisa, na palma da sua mão :)
Sua internet está lenta? Os sites demoram a carregar ou então não consegue fazer um download? Veja como identificar o motivo!

A sua internet está te deixando na mão? Descubra o motivo da lentidão e o que fazer para melhorar

Muitas vezes a internet pode apresentar lentidão ao navegar por determinado site ou até ao fazer download de um arquivo. Seja qual for a situação, existem algumas maneiras de resolver esse problema de forma rápida e além disso, sem precisar reclamar com a operadora. Então, para conferir algumas dessas maneiras, basta continuar a leitura!

1. Verifique a velocidade da internet para entender por que a internet está lenta

Se a sua internet está apresentando lentidão, a primeira medida a ser tomada é verificar se a sua operadora está entregando a taxa de internet prometida. Assim, você pode utilizar uma ferramenta para medir a velocidade de download e upload da sua conexão. Isso permitirá que você identifique se a velocidade da internet corresponde ao plano da operadora. 

Confira aqui a velocidade da sua conexão: EAQ – Brasil Banda Larga – Meça a qualidade da sua conexão

Para quem não está familiarizado com os termos, então o download se refere a velocidade vendida pelas operadoras para baixar arquivos. Isso inclui vídeos, filmes, músicas, bem como documentos. Nesse caso, se você adquire um plano de 50 megas (Mbps), então a medição do download deve apresentar um valor próximo a esse.

Já o upload corresponde a velocidade para enviar dados para outros dispositivos, como é o caso de reuniões virtuais e do envio de arquivos pela internet. Lembre-se que quanto maior a velocidade da sua internet, então mais rápidos os arquivos serão tanto baixados como enviados para outro dispositivo.

Ao realizar a medição da velocidade de download e upload da sua internet, fique atento aos valores pois eles não podem ser inferiores a 40% do pacote contratado. No caso de irregularidade, o usuário tem direito ao ressarcimento do valor pago na fatura e correção imediata do erro pela operadora. 

Saiba mais sobre os direitos do consumidor de internet: 5 principais direitos do consumidor de internet – Quero internet

2. Evite deixar programas que não estão em uso abertos

Muitos programas consomem a sua conexão mesmo que não estejam sendo utilizados, como é o caso de programas que realizem o download de filmes , jogos e séries via torrent. Para baixar um filme, por exemplo, é necessário que uma pessoa “envie” o arquivo para você.

Quando você deixa o programa aberto, mesmo com o arquivo já baixado, você passa a ser uma das pessoas que “envia” o filme, o que demanda uma grande quantidade de internet. Por isso, é importante sempre fechar os programas após baixar o arquivo em questão para evitar problemas com a conexão da internet.

3. Confira se o problema de conexão é apenas com seu equipamento

Antes de tomar medidas como reiniciar o roteador, é importante verificar se o problema com a conexão é apenas com o seu aparelho. Caso seja, acesse o painel de controle do seu computador por meio do menu “Iniciar” e em seguida selecione a opção “Rede e Internet”. Depois é só clicar em “Centro de Rede e Compartilhamento” e “Solução de Problemas”.

Após realizar todos esses passos, aguarde o computador realizar a leitura do problema. Assim que finalizada, o próprio sistema da Solução de Problemas indicará o erro e as formas de corrigi-lo. 

4. Reinicie o roteador de internet para evitar que a internet fique lenta

Caso você identifique que o problema da lentidão da internet não tem relação com seu computador, então reinicie o roteador. Geralmente os roteadores superaquecem devido ao uso contínuo, o que pode acabar deixando a conexão com a internet mais lenta.

Para reiniciar o seu roteador basta retirar o equipamento da tomada e aguardar alguns minutos para ligá-lo novamente. 

5. Procure um pacote que atenda às suas demandas

Muitas vezes a internet apresenta lentidão devido a quantidade de usuários conectados a rede de forma simultânea e dos serviços por eles utilizados, como jogos online, navegação e streaming de vídeo e áudio. 

Para se ter uma noção, um vídeo de alta resolução demanda cerca de 22 Mbps da rede de internet. Agora imagine se mais de um usuário utilize esse serviço de streaming, certamente haverá problemas com a conexão a depender do pacote contratado.

Por isso, ao contratar um pacote de internet, verifique se a banda larga atende a necessidade de todos os usuários para evitar futuros problemas com a conexão. 

Quer encontrar o melhor provedor para o seu endereço? A Quero Internet pode te ajudar! Em nossa plataforma você pode buscar pelo seu endereço, usando a localização ou CEP, e encontrar os provedores de internet disponíveis na sua região. Sem enrolação, acesse nosso site e encontre o plano de internet ideal para você!

Sem Enrolações.

Ache agora os provedores que atendem seu endereço.