Blog

As dicas que você precisa, na palma da sua mão :)
Nesse artigo vamos falar sobre a importância da internet para a área rural. Então, se você quer entender sobre o assunto, clique aqui!

Saiba qual é importância da internet para área rural

A Internet desempenha um papel importante no agronegócio, que é o setor mais importante da economia brasileira. 

Graças à Internet, os produtores agrícolas podem contar não só com o acesso ao conhecimento, mas também com ferramentas que os ajudem a otimizar o dia a dia e a garantir a qualidade no setor de alimentos e na produção por demanda. 

Sem falar na capacidade de interagir com outros fabricantes e especialistas e assim, obter assistência quando necessário.

Por isso, neste artigo, vamos te mostrar a importância da internet para a área rural. Acompanhe a leitura!

  • Impactos da ausência de internet nas áreas rurais;
  • O acesso a internet impacta diretamente na vida e produtividade da área rural;
  • O crescente número de provedores no país, pode fazer com que a internet chegue às áreas rurais. 

Impactos da ausência de internet nas áreas rurais

Quem tem a oportunidade de passar pelas estradas brasileiras notará a falta de infraestrutura de comunicação e por fim, conectividade em muitos lugares. 

O último censo agrícola feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017 apontou que 72% (3,64 milhões) das 5 milhões de fazendas brasileiras não tinham acesso à Internet.

A maioria das pessoas que não têm acesso à Internet são pequenos produtores rurais que não podem usar a tecnologia para apoiar a produção rural, bem como reduzir os custos de produção, nem usar ferramentas como WhatsApp e mídias sociais para marketing.

A falta da Internet também afeta a qualidade de vida dos moradores que não conseguem realizar transações bancárias e além disso, não podem obter aprendizagem online, entre outras oportunidades fornecidas pela Internet. Isso impacta diretamente na ampliação do êxodo rural.

O acesso a internet impacta diretamente na vida e produtividade da área rural

Em 2020, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fez uma pesquisa em colaboração com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) onde mostra que 84% dos produtores brasileiros já utilizam pelo menos uma tecnologias digitais para apoiar à produção agrícola.

De acordo com estudo da Embrapa, a comodidade da comunicação e o acesso às informações via internet são formas de educar os agricultores sobre as novas tecnologias, que facilitam a produção e a comercialização de seus produtos.

Com o advento da Internet, diversas plataformas e sistemas se relacionam à tecnologia da informação surgiram, possibilitando a integração e gestão de sistemas e ferramentas, o que é benéfico para muitos campos, inclusive a agricultura, por isso se chama “Agricultura 4.0”.

A “Agricultura 4.0” visa tornar os processos neste campo mais digitais. Ela inclui processos mecanizados, tecnologias integradas por meio de software e tomada de decisão e ações baseadas em dados coletados por meio de ferramentas digitais.

Por exemplo, por meio da integração e automação de ferramentas, o processo pode ser executado em qualquer lugar. O produtor não precisa estar no local neste momento. 

Essa integração de dispositivo torna tudo mais simplificado e permite automatizar vários processos em etapas simples. Hoje, os drones podem ser usados ​​para mapear a agricultura e aumentar a produtividade e eficiência neste campo. 

Além disso, pulverizadores automáticos, sistemas de informação climática e sensores podem ser usados ​​para obter dados sobre o meio ambiente (salinidade), solo, umidade e temperatura do ar. 

E é possível controlar a maioria desses sistemas e aplicativos por dispositivos móveis, como tablets ou até mesmo telefones celulares.

O crescente número de provedores no país, pode fazer com que a internet chegue a área rural

Sabemos que hoje temos cerca de 11 mil provedores de internet no Brasil. Esse fato já deveria ser uma garantia para que o maior setor econômico do país, o agronegócio tivesse mais facilidade de acesso a internet. Além de uma uma internet de qualidade.

Por conta da falta de estrutura, muitos produtores das áreas rurais, têm optado pela conexão via satélite. Porém, para os pequenos produtores, esse tipo de conexão ainda onera bastante o seu orçamento.

Embora a Internet via satélite não seja tão boa e confiável quanto a Internet de banda larga por fibra ou cabo, ainda é uma boa escolha para áreas mais remotas. 

Contudo, com a introdução do 5G, a infraestrutura de comunicações móveis pode se expandir para áreas fora da área metropolitana. Ademais, promete mudar o cenário atual, além de trazer mais facilidades à vida nas áreas rurais.

Conheça a Quero Internet 

Você mora em área rural e quer conhecer as opções de provedores disponíveis na sua região? Em nossa plataforma você pode buscar pelo seu endereço, usando a localização ou CEP, e encontrar os provedores de internet disponíveis na sua região. Sem enrolação, acesse nosso site e encontre o plano de internet ideal para você!

Sem Enrolações.

Ache agora os provedores que atendem seu endereço.