Blog

As dicas que você precisa, na palma da sua mão :)
Entenda a dinâmica dos testes de velocidade de internet e como fazer um teste de forma simples e rápida. Clique aqui para entender!

Como fazer teste de velocidade da internet

O nosso uso de internet diário já era bastante intenso antes da pandemia e agora, mais de um ano e meio depois, o número de pessoas conectadas é gigantesco. Em função disso, algumas vezes a velocidade de conexão pode não ter o desempenho esperado, principalmente se o provedor não está entregando o que promete. Este artigo foi pensado para você entender melhor o processo e aprender a fazer o teste de velocidade da sua conexão de internet para descobrir se ela realmente corresponde ao que foi acordado em contrato. Continue a leitura para descobrir. 

O que é velocidade de internet e como fazer o teste para descobrir? 

Vamos iniciar pelo básico. Você realmente conhece o conceito de velocidade de internet? 

De forma bem direta, conseguimos entender a velocidade como a quantidade de dados enviados e recebidos em um determinado espaço de tempo. Se sua conexão promete uma velocidade de 08 megabits, espera-se que sejam entregues 08 milhões de bits por segundo, por exemplo.

A velocidade influencia sua conexão? 

A resposta é sim. Se o provedor de internet promete uma velocidade específica de conexão e além disso, não consegue entregar essa velocidade na prática é hora de rever o contrato. 

Sem a rapidez necessária muitos conteúdos de internet não chegam nem a ser carregados. O usuário não consegue ver filmes e participar de vídeo chamadas, por exemplo. Em outras palavras, a internet cai ou trava constantemente.                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Se nos basearmos no direito do consumidor, esse usuário pode reivindicar a alteração deste plano para a diminuição do valor cobrado no final do mês, ou até mesmo a suspensão dos serviços prestados.

Como fazer o teste da velocidade da internet em poucos passos

Vamos explicar como realizar o teste de velocidade da sua internet através do modelo desenvolvido pela Anatel e disponível no site da Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga (EAQ). Então, avalie o seu sinal e se estiver incompatível contate o provedor responsável. 

Testando no site da EAQ

Desde 2011, a EAQ afere indicadores de qualidade nos serviços de telecomunicação no nosso país. Acesse o site www.brasilbandalarga.com.br/bbl/ e proceda com os passos indicados para o teste. 

Usando o velocímetro 

É muito simples fazer o teste de velocidade no site recomendado. Basta clicar no botão iniciar da aba velocímetro e aguardar o início da verificação.

Observando o desempenho

Depois de pouco tempo de aferição, é necessário esperar alguns minutos, a plataforma disponibiliza as informações sobre velocidade de upload e download através de um relatório completo. Fique atento a esses dados, pois serão de bastante valia no futuro.

Verifique os resultados

Uma vantagem da plataforma é armazenar o histórico de verificações feitas anteriormente e comparar com os resultados mais recentes. Também é possível baixar um relatório no formato de arquivo CSV.

Faça um comparativo 

Ainda utilizando essa facilidade no ato de comparação, uma média de todos os dados coletados pode ser acessada na aba média de resultados. 

De posse de todas essas informações, a análise da velocidade de conexão do seu pacote de internet fica muito mais simplificada. E esse teste pode ser feito quantas vezes forem necessárias. 

Como se portar se a velocidade for insuficiente 

Se as ocorrências com a lentidão da internet se repetirem com muita frequência é preciso que o usuário inicie a tomada de providências.

Questione o que o provedor oferece

Desde 2013, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza a regulação da velocidade da banda larga no Brasil e além disso, a determinação é que as operadoras devem entregar no mínimo uma média mensal de 70% na transmissão de dados.

Caso essa determinação não esteja sendo cumprida, o consumidor tem o respaldo da lei ao seu favor para reclamar do serviço. 

O direito do consumidor

O usuário tem o direito de fazer o requerimento da devolução do valor pago pelo plano, que seja proporcional ao prejuízo ocasionado pela queda na velocidade.

Desse modo, recomenda-se a apresentação do histórico de medições com o objetivo de provar a redução do pacote.

Procure outro provedor 

Mesmo após as reclamações, bem como apresentação de provas de que o serviço não está sendo prestado da maneira correta, pode ser que o provedor não se corrija.

Assim, sempre existe a opção de procurar outra empresa que ofereça melhoria no atendimento.

Conheça a Quero Internet

A Quero Internet é um buscador de provedores de internet. Os usuários interessados em contratar uma nova empresa de internet encontram no site as empresas disponíveis para contratação, de acordo com sua localização geográfica. 

No Brasil estão registrados mais de 10 mil provedores. Para facilitar a sua escolha, o site da Quero Internet possibilita uma busca inteligente que precisa somente do endereço do usuário para enumerar as empresas da região.

Se os problemas com a velocidade da sua conexão continuarem, então saiba que a Quero Internet é a plataforma ideal para encontrar os provedores de internet que você precisa.

Acesse o nosso site e assim, encontre o plano de internet perfeito para suas necessidades!

Sem Enrolações.

Ache agora os provedores que atendem seu endereço.