Blog

As dicas que você precisa, na palma da sua mão :)
Você precisa escolher um plano de internet residencial, mas não sabe por onde começar? Então confira essas 5 dicas e faça a escolha certa!

Como escolher um plano de internet residencial?

Há cerca de dez anos, as pessoas consideravam a internet como um luxo. No entanto, com o passar dos anos, escolher e ter um plano de internet residencial tornou-se realidade para mais da metade da população brasileira.

Para tornar mais claro, segundo os dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 86,7% dos brasileiros possuem internet em casa

Esse dado é referente à área urbana, pois a área rural detém 55,6% de acesso, o que já é bastante significativo. Principalmente ao pensar na dificuldade que ainda existe para que o campo tenha esse acesso.

Todo esse aumento, que vem acontecendo ao longo dos anos, tem a tendência de aumentar ainda mais. Nesse contexto, as provedoras de internet também cresceram, outras surgiram e atualmente há uma grande variedade de planos de internet para escolher.

Isso acontece porque estar conectado nunca foi tão importante. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o uso da internet no Brasil cresceu durante a quarentena: o aumento foi entre 40% e 50%.

Mas você sabe como escolher o plano de internet ideal para sua residência? 

Pois, confira 5 dicas infalíveis que vão te guiar na hora de contratar um plano de internet! 

Qual deve ser o primeiro passo na hora de escolher um plano de internet residencial?

Bem, existem alguns aspectos que as pessoas precisam considerar antes de fazer a escolha do plano. Então, antes de mais nada, se você está escolhendo um plano de internet, considere suas próprias necessidades.

Isso é importante pois o uso de internet da sua residência deve se equiparar ao plano de internet contratado. Então, para evitar que você pague mais por um plano que não precisa ou sofra com uma internet lenta, considere:

A quantidade de pessoas na casa

A quantidade de pessoas impacta diretamente na escolha do plano. Pois, enquanto uma casa com uma pessoa requer menos transmissão e velocidade, uma casa com 5 pessoas precisa de muito mais.

No entanto, também é importante pensar na quantidade de pessoas atrelada ao uso de internet. Por exemplo, se você reside com 5 pessoas, mas apenas duas utilizam a rede, não é necessário pegar um plano para atender às 5.

A necessidade de cada uma delas na internet 

Além disso, a quantidade de dados que uma pessoa utiliza também precisa ser visto. Para isso, você pode contar com a quantidade de downloads de cada um, o uso para trabalho, para estudo, etc.

E ao considerar que cada download transmite cerca de 250 Kbps a 300 MB (mbps), é possível criar uma média da necessidade da sua residência.

Essas informações são importantes pois o uso da internet se divide em três categorias de velocidade:

  • Baixa: de 10 a 25 mbps (você pode considerar de 2 mbps a 5 mbps por pessoa quando o uso for baixo em sua casa);
  • Moderada: a partir de 25 mbps por pessoa e;
  • Alta: a partir de 100 mbps em caso de muitos moradores ou alta demanda de internet na residência.

Conheça as tecnologias

Essas informações pessoais são importantes para se ter uma ideia sobre o tipo de tecnologia que você precisa. Atualmente, o Brasil opera com 3: rádio, fibra óptica e cabo.

A fibra óptica atualmente é a melhor e mais rápida internet. Logo em seguida, a internet via cabo oferece uma navegação mais segura devido aos cabos presentes em postes na rua de casa. 

Para conhecer mais sobre essas tecnologias, clique aqui!

Por último, a rádio é a opção menos utilizada pois requer um sinal de transmissão próximo à residência para ser eficiente.

O que mais deve influenciar na escolha de um plano de internet residencial: âmbito financeiro

Após identificar as próprias necessidades e escolher a melhor tecnologia, você deve definir os seus gastos. Mais na frente, entretanto, é possível que você encontre uma oferta muito vantajosa e um pouco mais alta que o seu orçamento. 

Nesse caso, você precisará considerar o CUSTO-BENEFÍCIO. Essa palavra é chave para a escolha de um plano de internet residencial, principalmente se a sua necessidade não for muito alta.

Isso ocorre pois atualmente é possível encontrar planos adequados à sua necessidade que não são caros. Portanto, confira abaixo quais fatores do âmbito financeiro são importantes:

Considere combos de internet

Existem muitas vantagens em aderir a planos que além de agregar internet à residência, garantem também TV a cabo ou telefone fixo. Além disso, uma boa oportunidade pode ser avaliar sua provedora de internet pelo celular.

Muitas vezes a empresa tem planos família ou que envolvem redes de celular e Wifi por valores mais em conta.

Não se prenda a uma provedora

Da mesma maneira que a sua provedora pode oferecer bons planos de internet, você pode acabar pagando menos se migrar de provedora. E isso não quer dizer que o serviço será inferior. 

Portanto, dê uma olhada nos pacotes de internet de diferentes provedoras e analise as possibilidades!

Se atente à fidelidade de planos de internet

Planos com fidelidade tornaram-se muito comuns nas empresas, mesmo naquelas que não provêm internet. Essa é uma maneira de custear preços baixos com a garantia de que o cliente se manterá com o serviço.

No entanto, você deve se perguntar se essa fidelidade é vantajosa para você, pois em caso de quebra de contrato, podem existir multas.

O que mais deve influenciar na escolha de um plano de internet residencial: aspectos gerais

Apesar de ser relevante, os valores não devem ser os únicos fatores a considerar durante a escolha do plano de internet residencial. Afinal, há aspectos que podem sair mais custosos do que o dinheiro em si. Veja abaixo:

Suporte de internet

O suporte é um dos fatores mais importantes durante a contratação de serviços. Isto é, eventualmente você pode ter alguma dúvida e o suporte pode te ajudar.

Além disso, todos os serviços são passíveis de irregularidades e quanto mais fácil for sanar o problema, melhor! Por isso, não se esqueça de investigar esse fator antes de fazer uma contratação.

Peça indicações na hora de escolher um plano de internet residencial

Se você conhece uma provedora, mas existe uma empresa com uma oferta muito mais vantajosa, você pode ficar em dúvida.

Nesses casos, não há nada melhor do que uma boa indicação!

Portanto, para ter mais segurança na escolha do plano de internet, converse com familiares e conhecidos em busca de recomendações.

Além disso, existe uma maneira muito eficaz de ter boas avaliações sobre planos de internet. E nisso, a Quero Internet pode te ajudar!

Conte com o suporte da Quero Internet e busque por avaliações de outros consumidores!

Conheça a Quero Internet!

Quer conhecer as opções de provedores disponíveis na sua região? 

Em nossa plataforma você pode buscar pelo seu endereço, usando a localização ou CEP, e encontrar os provedores de internet disponíveis na sua região. Sem enrolação, acesse o nosso site e encontre o plano de internet ideal para você!

Sem Enrolações.

Ache agora os provedores que atendem seu endereço.