Blog

As dicas que você precisa, na palma da sua mão :)
ampliar o sinal WiFi

4 dicas para ampliar o sinal WiFi

O uso da internet possibilitou o acesso a um universo amplo, sem precisar de deslocamento físico. E, sem dúvidas, o WiFi melhorou muito esse acesso, através da tecnologia de internet sem fio, permitindo o uso de dispositivos em qualquer canto do ambiente coberto pelo sinal.

Quem utiliza essa tecnologia sempre identifica pontos em que a internet não pega bem ou que não funciona de jeito algum.

Apesar de ser um dos meios de conexão à internet mais populares, o WiFi ainda apresenta problemas na conexão que são comuns, mas que prejudicam a navegação.

Entretanto, algumas dicas simples podem ajudar bastante a melhorar a cobertura da sua rede, seja em casa ou no trabalho, obtendo um sinal mais potente e estável.

Por isso, neste post trouxemos 4 dicas infalíveis para ampliar o sinal WiFi. Veja o que você irá encontrar:

  • Como o WiFi funciona
  • 4 dicas para ampliar o sinal WiFi

Como o WiFi funciona

As redes WiFi funcionam como se dois rádios se comunicassem, enviando e recebendo informações.

Essa comunicação acontece de maneira bidirecional, um dos maiores benefícios do WiFi, pois assim, você pode utilizar a internet no computador e, ao mesmo tempo, em um aplicativos de mensagens no celular, por exemplo.

Existem alguns tipos de padrões de WiFi, entre eles os principais são: 802.11a, 802.11b, 802.11g, 802.11n e 802.11ac.

O que diferencia cada tipo de padrão é a frequência usada pelo rádio e a codificação do sinal, impactando tanto no alcance como na velocidade de transmissão de dados. Em 2013, foi criado o 802.11ac, o mais recente e que oferece a melhor performance.

Outro fator que interfere na velocidade e alcance é a frequência, que pode ser 2,4 GHz e 5 GHz. A primeira mais lenta, porém com maior alcance e a segunda mais rápida, mas com o alcance reduzido.

Assim, veja agora 4 dicas para que você consiga potencializar tanto o alcance como a velocidade dos dados transmitidos pelo WiFi.

4 dicas para ampliar o sinal WiFi

1. Reposicionar o Roteador WiFi

O primeiro passo para lidar com as dificuldades de conexão e velocidade, é analisar qual é o melhor local para o roteador. Como a tecnologia funciona com ondas, qualquer obstáculo pode interferir na sua cobertura.

Por isso, uma das melhores estratégias é colocar o aparelho em um local alto, para que o sinal se expanda para baixo e para os lados livre de objetos.

Além disso, é importante que o roteador fique centralizado no ambiente, para que o sinal seja distribuído igualmente pela casa. Você pode ainda, experimentar utilizá-lo no cômodo em que costuma usar a internet com mais frequência.

2. Utilizar a frequência correta

Os roteadores modernos, em sua maioria, possuem a função dual-band, que possibilita a transmissão do sinal WiFi tanto em 2,4 GHz quanto em 5 GHz.

Como falamos, a frequência 5 GHz é mais rápida, mas não é boa para atravessar obstáculos. Contudo, se você não precisa utilizar o sinal em outro cômodo, essa pode ser uma ótima opção para ter uma internet com mais velocidade.

Já para pessoas que precisam que o sinal atravesse paredes para outros cômodos, a frequência 2,4 GHz pode ser mais adequada, apesar de trafegar uma quantidade de dados menor.

3. Usar repetidores de sinal para ampliar o sinal WiFi

Casas com vários cômodos e paredes muito grossas podem ser um obstáculo no alcance de sinal. Uma maneira de solucionar, nessa situação, é instalando repetidores de sinal.

O repetidor pode ser colocado em uma tomada que fique situada em um ambiente da casa, em que o sinal WiFi não chegue, ou em que chegue fraco. Depois de configurado, ele passará a repetir o sinal do seu roteador.

4. Atualizar o roteador

Por fim, nossa quarta dica diz respeito a atualização do software de seu roteador. Para isso, acesse o site do fabricante e procure o modelo correspondente. Se houver uma atualização disponível, faça o download e acesse o dispositivo por meio do navegador.

Logo, basta fazer o upgrade de firmware. Isso é importante, pois irá garantir o uso de um padrão mais moderno.

Agora, se você seguiu essas dicas e mesmo assim continua com problemas, talvez seja a hora de buscar outro provedor de internet.

Nesse sentido, a Quero Internet te ajuda a encontrar os provedores com disponibilidade para atender sua região. Dessa forma, você pode verificar qual deles possui o melhor sinal para você.

Assista o tutorial e veja como é fácil encontrar provedores disponíveis em seu endereço com a ajuda da Quero, sem enrolação, com praticidade e precisão.

Conheça a Quero Internet 

Agora que você já sabe como ampliar o sinal wifi da sua casa, vamos conhecer as opções de provedores disponíveis na sua região? Em nossa plataforma você pode buscar pelo seu endereço, usando a localização ou CEP, e encontrar os provedores de internet disponíveis na sua região. 

Sem enrolação, acesse https://querointernet.net/ e encontre o plano de internet ideal para você! 

Sem Enrolações.

Ache agora os provedores que atendem seu endereço.