O uso da internet possibilitou o acesso a um universo amplo, sem precisar de deslocamento físico. E, sem dúvidas, o WiFi melhorou muito esse acesso, através da tecnologia de internet sem fio, permitindo o uso de dispositivos em qualquer canto do ambiente coberto pelo sinal.
Quem utiliza essa tecnologia sempre identifica pontos em que a internet não pega bem ou que não funciona de jeito algum.
Apesar de ser um dos meios de conexão à internet mais populares, o WiFi ainda apresenta problemas na conexão que são comuns, mas que prejudicam a navegação.
Entretanto, algumas dicas simples podem ajudar bastante a melhorar a cobertura da sua rede, seja em casa ou no trabalho, obtendo um sinal mais potente e estável.
Por isso, neste post trouxemos 4 dicas infalíveis para ampliar o sinal WiFi. Veja o que você irá encontrar:
- Como o WiFi funciona
- 4 dicas para ampliar o sinal WiFi
Como o WiFi funciona
As redes WiFi funcionam como se dois rádios se comunicassem, enviando e recebendo informações.
Essa comunicação acontece de maneira bidirecional, um dos maiores benefícios do WiFi, pois assim, você pode utilizar a internet no computador e, ao mesmo tempo, em um aplicativos de mensagens no celular, por exemplo.
Existem alguns tipos de padrões de WiFi, entre eles os principais são: 802.11a, 802.11b, 802.11g, 802.11n e 802.11ac.
O que diferencia cada tipo de padrão é a frequência usada pelo rádio e a codificação do sinal, impactando tanto no alcance como na velocidade de transmissão de dados. Em 2013, foi criado o 802.11ac, o mais recente e que oferece a melhor performance.
Outro fator que interfere na velocidade e alcance é a frequência, que pode ser 2,4 GHz e 5 GHz. A primeira mais lenta, porém com maior alcance e a segunda mais rápida, mas com o alcance reduzido.
Assim, veja agora 4 dicas para que você consiga potencializar tanto o alcance como a velocidade dos dados transmitidos pelo WiFi.
4 dicas para ampliar o sinal WiFi
1. Reposicionar o Roteador WiFi
O primeiro passo para lidar com as dificuldades de conexão e velocidade, é analisar qual é o melhor local para o roteador. Como a tecnologia funciona com ondas, qualquer obstáculo pode interferir na sua cobertura.
Por isso, uma das melhores estratégias é colocar o aparelho em um local alto, para que o sinal se expanda para baixo e para os lados livre de objetos.
Além disso, é importante que o roteador fique centralizado no ambiente, para que o sinal seja distribuído igualmente pela casa. Você pode ainda, experimentar utilizá-lo no cômodo em que costuma usar a internet com mais frequência.
2. Utilizar a frequência correta
Os roteadores modernos, em sua maioria, possuem a função dual-band, que possibilita a transmissão do sinal WiFi tanto em 2,4 GHz quanto em 5 GHz.
Como falamos, a frequência 5 GHz é mais rápida, mas não é boa para atravessar obstáculos. Contudo, se você não precisa utilizar o sinal em outro cômodo, essa pode ser uma ótima opção para ter uma internet com mais velocidade.
Já para pessoas que precisam que o sinal atravesse paredes para outros cômodos, a frequência 2,4 GHz pode ser mais adequada, apesar de trafegar uma quantidade de dados menor.
3. Usar repetidores de sinal para ampliar o sinal WiFi
Casas com vários cômodos e paredes muito grossas podem ser um obstáculo no alcance de sinal. Uma maneira de solucionar, nessa situação, é instalando repetidores de sinal.
O repetidor pode ser colocado em uma tomada que fique situada em um ambiente da casa, em que o sinal WiFi não chegue, ou em que chegue fraco. Depois de configurado, ele passará a repetir o sinal do seu roteador.
4. Atualizar o roteador
Por fim, nossa quarta dica diz respeito a atualização do software de seu roteador. Para isso, acesse o site do fabricante e procure o modelo correspondente. Se houver uma atualização disponível, faça o download e acesse o dispositivo por meio do navegador.
Logo, basta fazer o upgrade de firmware. Isso é importante, pois irá garantir o uso de um padrão mais moderno.
Agora, se você seguiu essas dicas e mesmo assim continua com problemas, talvez seja a hora de buscar outro provedor de internet.
Nesse sentido, a Quero Internet te ajuda a encontrar os provedores com disponibilidade para atender sua região. Dessa forma, você pode verificar qual deles possui o melhor sinal para você.
Assista o tutorial e veja como é fácil encontrar provedores disponíveis em seu endereço com a ajuda da Quero, sem enrolação, com praticidade e precisão.
Conheça a Quero Internet
Agora que você já sabe como ampliar o sinal wifi da sua casa, vamos conhecer as opções de provedores disponíveis na sua região? Em nossa plataforma você pode buscar pelo seu endereço, usando a localização ou CEP, e encontrar os provedores de internet disponíveis na sua região.
Sem enrolação, acesse https://querointernet.net/ e encontre o plano de internet ideal para você!