Na hora de contratar um provedor de internet para atender a sua casa ou serviço, várias dúvidas podem surgir, uma delas – e talvez a mais importante – é sobre a tecnologia usada pela empresa que você deseja contratar. Neste artigo vamos entender a diferença entre cabo UTP e fibra óptica.
Buscando seu endereço em nossa plataforma você encontra diversas empresas que atendem a sua região. Como escolher entre as opções disponíveis? Você pode começar entendendo qual a tecnologia usada por eles e como elas se encaixam com o que você precisa!
Cabo de Rede (UTP)
A conexão via cabo de rede é uma das tecnologias mais comuns do país. Esse tipo de conexão chega até os usuários através de cabeamento de rede, permitindo altas velocidades. Mas sua qualidade depende do número de usuários existentes no terminal. Portanto, quando sobrecarregado pode afetar a conexão dos assinantes, causando lentidão ou perdas constantes de sinal.
Além disso, essa conexão depende de energia elétrica, sendo afetada por problemas comuns, como queda de poste ou rede elétrica. Mais uma desvantagem é que o material usado nesse tipo de conexão tende a perder a potência do sinal conforme a distância entre caixa de saída e casa do assinante e além de sofrerem mais deterioração do que as fibras óticas.
Fibra óptica
Essa conexão é mais recente que o cabo UTP e chegou com tudo! A internet vai até os usuário através de pulsos de luz que viajam através de um fio protegido. Portanto, essa tecnologia alcança altas velocidades sem sofrer interferências externas e alcança usuários mais distantes da saída de sinal.
Outra vantagem deste tipo de conexão, é que por se tratar de um produto passivo, ele não depende de energia elétrica para se manter funcionando. Além disso, a matéria prima utilizada para sua fabricação é abundante e o custo de produção baixo, com planos mais acessíveis.
Qual a melhor tecnologia?
Portanto, agora que você já sabe a diferença entre cabo UTP e fibra óptica, vamos mais a fundo no assunto. Ambas as tecnologias podem atender bem e garantir o sinal de internet. Mas as limitações via cabo de rede precisam da sua atenção. Aqui vamos destacar alguns pontos que podem te ajudar na hora de contratar um plano de internet:
- Se for contratar cabo UTP, opte por aquelas empresas que estão no topo da nossa lista de provedores – como na imagem abaixo- esses são aqueles que estão mais próximos de você e podem te atender com maior precisão.
- Ainda assim, se for contratar cabo questione a quantidade de usuários atendidos naquela região.
- Não se esqueça que essa tecnologia depende de luz elétrica. Portanto, se você mora em uma região que sofre muitas quedas essa não é uma boa opção.
O mais importante é entender sobre o lugar para onde você deseja instalar internet e com essas informações que você encontrou em nosso artigo, escolher aquela que vai te ajudar a estar sempre conectado!
Conheça a Quero Internet
Agora que você já sabe a diferença entre cabo UTP e fibra óptica, vamos conhecer as opções de provedores disponíveis na sua região? Em nossa plataforma você pode buscar pelo seu endereço, usando a localização ou CEP, e encontrar os provedores de internet disponíveis na sua região.
Sem enrolação, acesse https://querointernet.net/ e encontre o plano de internet ideal para você!